Escritor português-angolano, Valter Hugo Mãe é o primeiro nome confirmado para o Congresso Literário da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) de 2013. Autor de “O filho de mil homens”, publicado em 2011, “A máquina de fazer espanhóis” (2010), “O remorso de Baltazar serapião” (2006), entre outros romances, Valter Hugo Mãe vem à Fliporto para mostrar ao público conhecedor, ou não, da sua obra, a sua literatura, contemplada, inclusive, pelo Prêmio José Saramago, em 2006.

Porque trazer Valter Hugo Mãe para a Fliporto? Mario Helio Gomes, coordenador literário do evento, responde: “Por duas razões principais: por ser um dos escritores mais importantes na atualidade e a empatia que estabelece com o público”. Gomes ressaltou, ainda, a vontade de trazê-lo à Festa literária, que data da época que a Fliporto não era realizada na cidade de Olinda. “Na verdade, desde o primeiro evento que coordenei, ainda em Porto de Galinhas – e que contou com a participação expressiva de autores portugueses. No ano passado isso quase se tornou possível, com a coincidência do Prêmio – a dificuldade foi o ajuste de agendas”, explicou. O coordenador explicou, também, a relação do primeiro confirmado para o Congresso Literário 2013 com o homenageado da Fliporto deste ano, o escritor José Lins do Rego. “O apego à terra, à memória, a certo intimismo que ao mesmo tempo é um mergulho nas raízes e na consciência, tendo nisto um papel muito relevante a afetividade”, disse Mario Helio.

A vinda de Valter Hugo Mãe para a Fliporto 2013 reafirma o vínculo, crescente, da Festa Literária com a literatura portuguesa, estabelecido mediante a importância dada pelo coordenador literário a tal ligação. Sobre o assunto, ressaltou Mario Helio: “A contribuição é a de que junto com o fato de serem grandes escritores a vinda deles torna palpável algo de que muito falamos mas que ainda não praticamos com a ênfase que deveríamos: a valoração do que somos, da nossa cultura, do nosso idioma”. A 9ª edição da Fliporto acontece de 14 a 17 de novembro deste ano, na Praça do Carmo, na cidade de Olinda.

valter hugo mãe - Foto: Nelson Daires

valter hugo mãe – Foto: Nelson Daires

Deixe um comentário